A Prostodontia é a área da medicina dentária que permite a substituição de dentes perdidos, as próteses podem ser fixas ou removíveis, é uma alternativa para quem precisa de repor algum dente que tenha sido extraído da cavidade oral. A Prótese se adapta a várias necessidades restituindo a função, saúde e estética dos dentes, através da utilização de próteses, facetas, coroas e pontes.
Coroas: A coroa dentária é uma capa artificial fabricada em laboratório que serve para cobrir um dente. Trata-se de um revestimento em forma do dente que se pretende tapar e que se adapta a este com precisão.
Facetas: As facetas dentárias são constituídas por cerâmica ou acrílico. São indicadas em pacientes que queiram melhorar a sua aparência visual. Corrigem dentes escurecidos (após desvitalização) e, se necessário, os denominados diastemas (espaços entre os dentes). Trata-se de uma capa, colada sob a parte frontal do dente. Antes de se aplicar a capa, este é previamente desgastado. O desgaste é relativamente superficial e permite cimentar a capa ou faceta dentária, devolvendo a estética do sorriso. São uma espécie de revestimento personalizado, fabricado em laboratório ou não, com forma, cor e tamanho adaptado ao dente ou ao sorriso a tratar.